segunda-feira, 27 de outubro de 2008


Levamos figuras para aula que fazem associação com a TI. Eu não tive oportunidade de mostrar a minha figura, mas gostei muito dela. Ela demonstra que com a evolução dos meios de comunicação para fazer um curso de culinária, por exemplo, não é mais necessário ir a sala de aula ou mesmo pagar. As mãos das pessoas sobre os objetos de interesse fazendo menção ao mouse, é uma idéia fantastica.
Na segunda aula, depois de já termos pesquisado sobre técnica e tecnologia conversamos sobre os meios de pesquisa na internet. Eu gostei muito, pois não conhecia muitos dos recursos que o Google oferece, e que facilitam nossa vida estudantil, como o “Google mais” onde tem: Acadêmico, Blogger, Pesquisa de Livros, etc. Apesar disso, devemos ter cuidado com as fontes e sempre buscar amparo de fontes confiáveis e reconhecidas.

Na primeira aula mesmo sem saber falamos sobre tecnologia da informação e a diferença entre técnica e tecnologia (“só no chute”) depois combinamos que na próxima aula pesquisaríamos e discutiríamos melhor. Neste dia também falamos sobre a motivação da nossa escolha para o curso de Gestão de Negócios, percebemos que mesmo sem querer tivemos critérios para realizar tal escolha. Foi muito legal este momento!
Danielle

quinta-feira, 23 de outubro de 2008


Como fazer uma postagem? Que tipo de texto escrever? Essas duas perguntas foram as primeiras coisas que surgiram em minha cabeça quando a professora de “TI” pediu que nos dividíssemos em grupos e fizéssemos um blog. Pensei que não fosse dar certo. Depois que disse que deveríamos fazer postagem semanal então, tive quase certeza de que não seria “divertido”. Porem, como dizem os sábios e eu deles copio, “é a necessidade que faz o sapo pular”. Por isso estou eu aqui esboçando meus primeiros pulinhos.
Ah! Já estava me esquecendo. Na primeira aula a professora foi quem fez as perguntas. O que é tecnologia da informação? O que é técnica? O que é tecnologia? Qual é a diferença entre técnica e tecnologia? Foi tentativa e erro. Chutamos o Maximo possível, erramos e acertamos também.
Nessa Aula de perguntas também fomos guiados em breve passeio pela história, que nos fez entender e visualizar um pouco do caminho percorrido até chegarmos às tecnologias do mundo atual. Por fim, nos deixou algumas tarefas.
Primeiro tivemos que discutir a influencia da informação no mundo em que vivemos. Nadamos de braçada nas eleições e nas estratégias nem sempre leais dos candidatos a prefeitura de nossa cidade que veiculam informações, nem sempre confiáveis, e em como essas informações nos influenciam na hora do voto. Depois, pediu que pesquisássemos e levássemos respostas às perguntas que nos fez. Na aula seguinte (aula do blog e das minhas indagações), levamos resposta discutimos.
Enquanto a professora nos explicava a diferença entre técnica e tecnologia, ela nos contemplou com um ensinamento magnífico: como usar melhor o Google e, conseqüentemente, buscar informações que tenham credibilidade.
Já começamos a nos utilizar desse aprendizado. Tem sido “bacana”, por isso agradecemos: obrigado Fernanda!