domingo, 23 de novembro de 2008

Análise das práticas de planejamento e controle da produção em fornecedores da cadeia automotiva brasileira


O professor Alberto Lourenço da disciplina de Planejamento e Controle da Produção, pediu que nós fizéssemos resumo de um artigo relacionado a matéria. Encontrei o texto “Análise das práticas de planejamento e controle da produção em fornecedores da cadeia automotiva brasileira”. Li e achei interessante ver como se relaciona com que estamos estudando em Suprimentos e Amazenagem, então resolvi colocar um breve resumo para que você, leitor possa se interessar e estudar o assunto.

Análise das práticas de planejamento e controle da produção em fornecedores da cadeia automotiva brasileira

A cadeia automotiva brasileira tem sido objeto de várias pesquisas em gestão de operações devido ao seu rápido crescimento e à sua grande importância para a economia do país. A indústria brasileira de autopeças passou por grandes transformações nos anos 90, devido à nova estratégia de operações das montadoras em relação à cadeia de suprimentos e às políticas governamentais para o setor automotivo. Com o crescimento da produção, aumentou a pressão por fornecimento com prazos curtos, maior qualidade e menores custos. Esta pressão estende-se também para os fornecedores de segunda e terceira camadas da cadeia de suprimentos, que atendem um número maior de clientes e com maior variedade de produtos.
A gestão da cadeia de suprimentos compreende o planejamento e o controle de todas as operações incluídas nas atividades de suprimento e compras, transformação e todas as atividades logísticas de distribuição física dos produtos. A gestão da cadeia de suprimentos é uma função integradora com propósito principal de conectar as áreas e processos comerciais das empresas da cadeia, buscando um modelo de negócios coeso e eficiente (CSCMP, 2006).

Viu?! É um pouco chato de ler, mas à medida que vamos entendendo os conceitos é fantástico ver como eles são importantes. Algo que me chamou atenção foi o fato de que hoje, como as tecnologias estão praticamente ao alcance de todos, o diferencial que as empresas do setor automotivo podem ter é a eficiência da cadeia de suprimentos. Um puxa o outro e todos crescem juntos.
Se quiser saber mais http://www.scielo.br/pdf/gp/v15n1/a05v15n1.pdf

Danielle

Nenhum comentário: