terça-feira, 25 de novembro de 2008

Dabbawalas “ Os marmiteiros de Harvard.”

Grandes empresas e algumas das mais renomadas escolas de negócios classificaram os entregadores de refeições da Índia como o novo fenômeno de eficiência. Mas o que faz com que os dabbawalas(“carregadores de marmita”, em híndi) sejam tão eficientes?

Com um sistema simples de entrega e uma equipe de 5.000 homens eles conseguem levar 200.000 marmitas de um lado à outro da cidade de Bombaim, capital da Índia, com uma margem de 1 erro a cada 16 milhões de entregas.

Sabemos bem que capital e tecnologia são ótimos, mas os dabbawalas mostram que a falta deles não significa a impossibilidade de sucesso, eles provam que nem sempre é necessário altos investimentos em tecnologia para que o serviço seja eficiente, as entregas são feitas com bicicletas e o transporte público é utilizado como suporte, as refeições trocam de mãos até quatro vezes por dia e as marmitas são identificadas por um código composto de cores e letras já que a maioria dos entregadores é semi-analfabeta

Todos os entregadores têm autonomia para realizar o trabalho, de modo que as tomadas de decisão não necessitam de uma consulta ao chefe, até por que só existem três níveis hierárquicos: os entregadores, os coordenadores e o pessoal do apoio administrativo que fica no escritório e o salário é igual para todos.

E o mais impressionante é que eles fazem tudo isso sem a utilização de computadores, servindo de inspiração pela simplicidade.

Leia a matéria completa em:
http://portalexame.abril.com.br/revista/exame/edicoes/0925/mundo/m0166230.html

Matheus Dias

Nenhum comentário: