quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Vale Ler


Na revista Exame do dia 05/10/2006 há um artigo com o título “Mais ágeis e mais lucrativas” (por Rodrigo Squizato). Este mostra de forma sucinta e muito bacana a história de empresas que devem seu sucesso e vinculam seu futuro à excelência em logística, como o Grupo Martins(o maior distribuidor-atacadista da América Latina), Companhia Vale do Rio Doce, Wal-Mart e Dell. No artigo é possível, logo de cara, visualizar também a importância do uso da TI na logística com propósito de agilizar pedidos, estratégias de entregas, além do monitoramento de todo o trajeto da mercadoria.


”Para que as encomendas alcancem seu destino no prazo, que nunca é maior que 11 dias por mais remota que seja a região, o Grupo Martins executa uma operação de guerra. Assim que o pedido é fechado, seus computadores entram em ação para localizar o produto, retirá-lo das centrais de armazenagem, levá-lo para um dos 39 centros de distribuição e, enfim, colocá-lo no caminhão. Ao mesmo tempo, sistemas matemáticos ajudam a definir as melhores rotas até o destino final, indicando as estradas precárias que devem ser evitadas.

Como historicamente os governos demonstram incapacidade para recuperar a malha rodoviária, a empresa decidiu realizar um mapeamento completo das condições das estradas brasileiras. Todos os seus cerca de 1 000 motoristas são obrigados a fornecer a uma central informações sobre cada trecho percorrido. Essa central faz o cruzamento de dados, de forma que se estabeleça um panorama preciso das rodovias. O levantamento ajuda a definir as melhores rotas, diminui a chance de ocorrência de problemas mecânicos provocados pela precariedade do asfalto (ou pela ausência dele) e indica os locais que devem ser evitados por falta de segurança. Como resultado, os custos são reduzidos e a empresa consegue cumprir os prazos de entrega. "O Martins é a versão moderna do caixeiro viajante", diz Yoshizaki, da USP.”


Ah! Esta é, inclusive, a matéria escolhida por mim e por meu brother Winner para o trabalho da Professora Fernanda. Então leiam, mas não colem hein!


Ronan Tiago

Nenhum comentário: