segunda-feira, 17 de novembro de 2008


O comércio eletrônico está na sua melhor fase: “a consolidação.” A seguir o exemplo de duas empresas que superaram desafios e utilizaram o E-commerce para garantir bons lucros.CamisasA proposta da empresa é vender camisas pela internet, com o diferencial de contar diretamente com a participação dos internautas para criação das estampas, como incentivo e divulgação oferecem uma bonificação e constantes promoções. Um exemplo foi o prêmio criativo de um ano de camisetas grátis, que gerou um Recorde de acessos ao site, vale a pena lembrar que a empresa se preocupa tanto em atender o cliente que, para a escolha da estampa é feita uma votação no próprio site, e a mais votada é utilizada mesmo que os sócios não gostem da estampa eleita. O maior desafio segundo um dos sócios, foi suprir a necessidade do cliente em experimentar o modelo escolhido e, para isso, eles descrevem detalhadamente (em centímetros) todas as medidas no site.PerfumesA empresa apostou em comercializar pela internet perfumes e cosméticos de fabricantes já conhecidos pelo público, assim a necessidade de sentir a fragrância diminui. Para incentivar os clientes a manterem um ciclo fiel de compra, existe um sistema de cadastro que identifica a última compra e oferece um produto complementar do mesmo fabricante. Ela também oferece outras vantagens para o cliente optar em comprar pela internet e na empresa, as principais são:
Segurança para o cliente: se o perfume ou cosmético não for do gosto do cliente ele tem a garantia da devolução do seu dinheiro. Através de um acordo com as financeiras o parcelamento pode ser feito em até 12 vezes sem juros, com essa facilidade o produto pode ser facilmente consumido por todas as classes.Os sócios decidiram fixar a unidade de armazenamento em Tocantins, para aproveitar o incentivo fiscal oferecido, e agilizar o processo de entrega dos produtos, apesar de terem o escritório na região Sudeste O resultado foi um grande sucesso que levou os sócios a fecharem as quatro unidades físicas.Sendo assim concluímos que, para se solidificar no mercado é necessário, com muita criatividade, oferecer produtos de qualidade, atendimento especializado, frete grátis, garantia e, sobretudo, dar espaço para os internautas/clientes opinarem.

Danielle Souza

Isabela Lanna

Janaina Oliveira

Matheus Dias

Moreevane Moreira
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Referência Bibliográfica:
Autor: Viviane MaiaTítulo: As lições de quem se deu bem no varejo EletrônicoRevista: Pequenas Empresas & Grandes NegóciosAno: 2008Data:outubroEdição: outubroPágina: 71-75.

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