quarta-feira, 19 de novembro de 2008

E-Procurement...reduzindo custos e agilizando as compras!


O E-Procurement, é o termo usado para descrever uso de métodos eletrônicos em cada etapa do processo da compra, ou seja, desde a solicitação até o pagamento, e obter informações úteis a gerencia. Em outras palavras, o eProcurement é uma solução que permite otimizar os processos de compras de materiais e serviços, tais como: cotação, negociação e emissão de pedidos. É proveniente do desenvolvimento da própria empresa, que agregando outros sistemas informatizados, como banco de dados, ERP e web solutions possibilita uma integração que envolve três etapas principais:

"Strategic sourcing - negociações eletrônicas e contratos. Etapa preparatória para automatizar os processos de compra da empresa, visando a consolidação de catálogos e contratos;

eProcurement - automatização dos processos de abastecimento, o requisitante é liberado para comprar produtos através da ferramenta acessando catálogos pré negociados pelos compradores;

Portal de relacionamento com fornecedores - gerenciamento, controle e otimização. Integrações com os sistemas de ERPs e incorporação do portal colaborativo com fornecedores estratégicos para um maior controle."

Neste caso, as informações ficam ainda mais dinâmicas e automáticas. Podendo também ser integradas, contas contábeis e financeiras, relacionadas ao pedido de compra e movimentações de estoques, minimizando o operacional dos profissionais destes setores.
Mas não confunda eProcurement e cotação eletrônica. Há uma diferença mínima, dos pontos de vista: operacional, técnico e administrativo. A cotação eletrônica pode ser de propriedade da empresa, ou contratada de terceiros, no qual é feito um e-Sourcing, para processo contratual. Em suma, são muitas as vantagens da implantação do eProcurement, como: Redução de custos, agilidade nas compras, ganhos financeiros, segurança e muito mais.


Leia mais:





Camilla Fernandes


Nenhum comentário: