terça-feira, 18 de novembro de 2008

SUPPLY CHAIN MANAGEMENT – SCM(Gestão da Cadeia de Suprimentos)

Cadeia de suprimentos: Todas as atividades relacionadas com a aceitação de um pedido de cliente e seu atendimento. Na sua forma ampliada, também inclui conexões com fornecedores, clientes e outros parceiros de negócios.” Enfraim turban, Ehaim MCClean, James Wetherbe

É uma ferramenta que tem a função de planejar, organizar e coordenar todas as atividades da cadeia de suprimentos de forma eficiente e eficaz, incluindo processos de logística que abrangem desde a entrada de pedidos de clientes até a entrega do produto no seu destino final , envolvendo a relação entre documentos, matérias-primas, equipamentos, informações, insumos, pessoas, meios de transporte, organizações, tempo etc.
Com o alto nível de concorrência do mercado atual, surge a necessidade da otimização da gestão da cadeia de suprimentos. Diante desta realidade as empresas utilizam o SCM com o objetivo de reduzir riscos, pois ele permite uma visão abrangente do cenário atual em que a organização está inserida, exercendo efeito positivo nos níveis de estoque, tempo de ciclo, os processos dos negócios e os serviços ao consumidor, colaborando para o aumento da lucratividade e vantagem competitiva, permitindo que a empresa cumpra rigorosas condições de entrega e qualidade para os seus clientes.
Hoje a eficiência e a eficácia das cadeias de suprimentos das empresas são fundamentais para a sua sobrevivência, função para qual dependem igualmente do suporte de sistemas de informação.




Luiza e Patrícia

Nenhum comentário: