sexta-feira, 21 de novembro de 2008

TI como parte da estratégia de negocios


"É consenso que para se tornar mais eficaz, o planejamento de TI deve ser regido pela estratégia de negócios da empresa. "
Como casar o planejamento de TI com a estratégia de negócios da empresa? Este é o tema central de uma reportagem que li, onde o autor apresenta várias dicas de como elaborar um planejamento de TI de forma a ajudar no alcançe dos objetivos e, de modo oportuno e economicamente viável, apoiarem a estratégia de negócios.
"O plano deve abordar - lado a lado - as estratégias de negócios a serem apoiadas pelo período de planejamento estratégico (normalmente de dois a três anos) e uma visão completa e de nível alto do apoio de TI necessário. A parte desse plano básico pode ser extraído e renovado, como parte do processo de planejamento anual, para incorporar o plano operacional de negócios. Então, ao longo do ano, o plano pode ser atualizado para refletir projetos embasados em necessidades de curto prazo, nas quais faltou planejamento. Como parte do processo de atualização, o plano é esmiuçado e se torna, de fato, o plano atual de operação de TI."
E ainda, segundo Gartner, existem tres tipos de empresas: as que adotam tecnologia de ponta, desenvolvendo sua estratégia de negocio juntamente com um planejamento estratégico de TI; as que usam tecnologia padrão e as que são conservadoras na adoção de tecnologia, não sendo muito dependentes de TI nem muito prontas para abraçar mudanças transformadoras, procurando simplesmente integrar a estratégia de negócios e o planejamento de TI.
Conclui, após apresentar seis passos (colocados como uma série de perguntas), que empresas que integrarem planejamento de negócios e TI para incluir estratégias em comum terão performance superior àquelas que não o fizerem.

A propósito, vale lembrar que de nada adianta adotar tecnologias que não são coerentes à estrutura da organização e não apoiam seus objetivos e estratégias!! Nem sempre aquisição de tecnologia de ponta é sinonimo de otimização.

Como casar o planejamento de TI com a estratégia de negócios da empresa? REVISTA INFO ONLINE
http://info.abril.com.br/corporate/gartner/como-casar-o-planejamento-de-ti-com-a-estrategia-de-negocios.shtml
Camilla Fernandes

Nenhum comentário: