As empresas para apoiar as operações no dia-a-dia, buscam inovações concretas e novas tecnologias no processo de tomada de decisões gerencias, elas estão utilizando a Tecnologia da Informação para resolver problemas especificos e construir sistemas estratégicos inovadores, que aumentam a qualidade e a produtividade. Para isso as organizações usam sistema de gestão, como por exemplo o CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT - CRM ( GESTÃO DO RELACIONAMENTO COM OS CLIENTES) que é um programa para toda a empresa, composto de muitas atividades visando à promoção de melhores relações com os consumidores. Inclue vendas e serviços pela internet, vendas e serviços em campo, licitação colaborativa e aplicações de serviços ao cliente via web. A utilização desse programa tornou-se necessário a partir do momento que os gestores perceberam o maior poder dos clientes e a acirrada concorrência por eles obriga as empresas a aperfeiçoar os serviços a eles destinados.
Atividades de CRM:
Suporte TI:
Fóruns de discussão para clientes
(salas de bate-papo, grupo de notícias com patrocínio)
Seminários e atividades educacionais
para clientes (bancos, hospitais, universidades)
(treinamento online; internet)
Participação dos clientes
no desenvolvimento de produtos (serviços)
(pesquisas online, grupos de notícias, salas de bate-papo, emails)
Monitorar os pedidos dos clientes dentro da empresa
(software de workflow para planejamento e monitoramento; intranets)
(Luiza e Patricia)
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