segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Tecnologia em prol da saúde

Estava assistindo o Jornal Hoje do último sábado(22-11) e fiquei admirada como a tecnologia pode facilitar a vida das pessoas. Pesquisadores da Universidade Federal de Itajubá MG estão desenvolvendo um microchip, onde ficarão armazenados dados pessoais como, data de nascimento, tipo sanguíneo, alergias, etc, e será capaz de medir o teor de insulina no sangue, dando um fim as constantes ‘picadinhas” no dedo que os diabéticos precisam fazer quase que diariamente para extrair o sangue necessário para o teste de glicose.
O microchip ficará dentro de uma cápsula do tamanho de um grão de feijão, e será inserido no corpo da pessoa. Os minúsculos sistemas que compõem o microchip fazem a interface com aparelhos eletrônicos( celular, computador, etc) desse modo o diabético precisará apenas aproximar o aparelho da parte do corpo onde estiver localizado o chip para saber como está o nível de insulina no sangue. Os idealizadores da projeto trabalham para que esse microchip possa também medir níveis de colesterol, uréia, oxigênio.
A cada dia a tecnologia consegue nos surpreender com produtos desenvolvidos visando a melhora da qualidade de vida das pessoas.

Leia mais e assista a reportagem completa:
http://g1.globo.com/jornalhoje/0,,MUL872040-16022,00-MICROSHIP+PODE+AUXILIAR+NO+COMBATE+AO+DIABETES.html


Patricia Rocha

Nenhum comentário: